28 de jan de 2013

Visita ao Forte de Santana

Eu sempre morei aqui em Floripa, mas confesso que muitos lugares eu não conhecia, um deles era o Forte de Santana, ele fica praticamente em baixo da Ponte Hercílio Luz e é um lugar super interessante para se conhecer.

O forte foi construído em 1963 com objetivo de defender o antigo ancoradouro da Vila de Nossa Senhora do Desterro, que era como Florianópolis se chamava antigamente. Na metade do século XIX o forte passou a abrigar a recém criada Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina e recebeu reformas em 1863. Em 1907 ele foi considerado fora de serviço e em 1938 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

É um lugar muito gostoso pra passar a tarde, fica a beira da praia e de tão linda que é a paisagem encontrei várias pessoas fazendo ensaios fotográficos, inclusive um casal muito fofo fotografando no cais.








Além de lindo, o lugar fica na Avenida Beira Mar Norte, você pode sair de apé mesmo para dar voltinha beira-mar. O pátio dos canhões do Forte de Santana é um dos locais mais indicados para se apreciar toda a beleza do pôr do Sol na Ilha de Santa Catarina.

Tem vários canhões lá e também maquetes e fotos dos outros fortes de Florianópolis  dá pra visitar um só e aprender sobre vários. Aproveitei a paisagem e tirei algumas fotos do pôr do sol na praia, da ponte do cais, tem de tudo um pouco pra vocês apreciarem um pouco a beleza de Florianópolis.







Todas as fotos foram tiradas por mim ou por alguém da minha família.

O forte funciona durante todo o ano de terça-feira a domingo das 9h às 17h. A entrada é franca e o forte possui estacionamento próprio.

Depois eu faço um post mais detalhado sobre o meu look. Espero que tenham gostado, sempre que eu visitar mais algum lugar legal de Florianópolis eu posto aqui, o que acham?

R.

5 comentários :

  1. Floripa é realmente linda :)

    ResponderExcluir
  2. P.S. aguardando anciosamente o post sobre o look, principalmene por causa do colar que vc tá usando *--*

    ResponderExcluir
  3. Sinto em informar aos desavisados, que Nossa Senhora do Desterro já foi um paraíso. Hoje é somente uma sucursal do inferno. Pessoas individualistas e interesseiras, não sabem explorar o turismo, exploram o turista. Caos urbanos nos mesmos moldes das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Trânsito intenso(1,5 carro para cada habitante), em dias que chove é o fim. Roubos, sequestros, assassinatos, ônibus incendiados. Especulação imobiliária se expandindo sobre áreas (que deveria ser) de preservação ambiental e cultural, tudo à base de muita propina junto ao poder público. A não ser que se faça algo imediato, a médio prazo o turista irá trocar Nossa Senhora do Desterro por outras regiões mais preservadas, pois quem quer sair da sua cidade e ir para outra encontrar praias poluídas, asfalto e cimento pra todo lado??. Seria um sonho de consumo pra muita gente eu sei, também me apaixonei pela cidade na década de 80. Nessa época Nossa Senhora do Desterro ainda parecia uma província, onde até o comércio fechava pro almoço. Mas nessa mesma década a RBS veio se instalar na região e junto com a SANTUR, investiram maciçamente em divulgar as imagens da cidade como se fosse uma pedaço do paraíso. Vieram os turistas e junto veio todo o tipo de gente ordinária que nada tem haver com a cidade e nada acrescentam de bom, contribuem apenas para aumentar o caos. Preconceito??, para alguns imbecis talvez, mas é minha opinião. Durante os quase 20 anos que morei em Nossa Senhora do Desterro sempre fiz a minha parte para preserva-la, mas infelizmente a voracidade dos corruptos e da especulação imobiliária sempre foi maior. PS: O por quê de Nossa Senhora do Desterro?? É porque minha consciência não permite dar crédito ao um dos maiores canalhas e assassinos da história de nosso país, que foi Floriano Peixoto. Para quem não sabe foi um bando de idiotas e baba-ovos que trocaram o nome da cidade para Florianópolis, em homenagem ao dito cujo. Quiçá um dia o povo aprenda à ter vergonha na cara e façam um "resgate moral", apagando este nome da história da cidade!!

    ResponderExcluir